INFO 27: Benefícios do amendoim.

Apesar de ser classificado como castanha, graças ao perfil nutricional, o amendoim é uma leguminosa, parente de outras como o feijão e a ervilha. A planta que o origina é nativa da América do Sul, cultivada há séculos pelas civilizações Maia e Asteca.

Mesmo sendo importante fonte de alimento e nutrientes, somente ficou conhecido no mundo todo no século 19, quando os Estados Unidos passaram a cultivá-lo em larga escala, exportando-o para o mundo todo.

Os benefícios do amendoim são muitos. Conhecido pelo alto teor calórico, traz diversos benefícios para uma vida mais saudável, auxiliando inclusive na perda de peso se consumido de forma correta.

Além disso, apresenta diversos outros ganhos, como a prevenção das doenças cardiovasculares, prevenção do câncer, manutenção da saúde muscular, prevenção do envelhecimento precoce, auxílio na melhora do humor e estoque energético.

Uma quantidade de 100 g de amendoim tem aproximadamente 544 quilocalorias, além de 20 g de carboidrato, 27 g de proteínas , 44 g de gordura (monoinsaturadas em sua maioria), além de outros nutrientes como zinco, ácido fólico, magnésio, vitaminas B e E. Ele não contém colesterol.

Prevenção ao cancer

Por ser fonte de substâncias como resveratrol, ácido fólico, ácido fítico e vitamina E, o amendoim é um forte aliado para a prevenção de alguns tipos de câncer.

Estudos mostram, por exemplo, uma eficiente função de prevenção do câncer de cólon, no caso de pessoas que fazem o consumo regular de, pelo menos, 2 vezes por semana. Diminuindo a incidência em mais de 55% no casos de mulheres e 25% nos homens.

Perda de peso

Como é um alimento que contém os 3 macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos), além de ser excelente fonte de fibras, ele proporciona sensação de saciedade, especialmente para pessoas em dietas restritivas, aliviando a sensação de privação alimentar – que leva muitas pessoas a comerem mais.

O amendoim é uma excelente opção para ser consumido em pequenas porções por dia.

Construção muscular

Contendo uma razoável quantidade de proteínas, é um alimento vegetal que tem ricas cadeias de aminoácidos em sua formação, ajudando na construção muscular.

Além disso, é uma grande fonte de energia, sendo ideal para a realização de exercícios físicos.

Proteção do sistema nervoso

Fonte de vitamina B3, uma porção de amendoim diária pode suprir cerca de 15% da ingestão diária necessária para proteção contra doenças como o alzheimer e da senilidade, apresentada mais comumente com o avanço da idade.

Desta forma, pode ser importante fonte de vitamina para o cuidado do cérebro e do sistema nervoso.

Função antioxidante

Alimentos com função antioxidante são importantes para a prevenção do envelhecimento precoce, doenças cardíacas e até o câncer.

Sabendo disso, o amendoim, rico em Vitamina E, conta com função antioxidante que, por combater os radicais livres, é ideal para a prevenção de degeneração.

Uma curiosidade é que, neste caso, se for torrado de forma adequada, pode aumentar a concentração de polifenóis em até 22%.

Se você gostou desta publicação, meu muito obrigado!!!
O objetivo do Ciência e Dieta é trazer conteúdo de qualidade e informar a todos sobre o correto emagrecimento sempre de uma maneira saudável.

PESSOAL
Meu parceiro do Projeto Fit 60D está com uma promoção excelente para quem deseja emagrecer com saúde, sem fórmulas mágicas, ou promessas vazias. 
Acesse o link abaixo e veja como funciona:

Atenciosamente
Engº André Felipe

Me siga no instagram: @dieta_ciencia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFO 04: Taxa Metabólica Basal: O que é?

INFO 39: Tapioca é saudável?

INFO 11: Os efeitos do açúcar refinado no corpo humano.