INFO 01: O segredo está no metabolismo

Várias pessoas já alguma vez ouviram falar sobre metabolismo. Geralmente, a frase mais comum entre as pessoas que estão ganhando peso é “Meu metabolismo está lento”.



Mas o que realmente é metabolismo? Como posso utiliza-lo ao meu favor? Existe uma maneira de medir?

Vamos primeiro entender o que é o metabolismo, afinal de contas é de supra importância para o corpo humano, não obstante em sua relação com ganha e perca de peso, o metabolismo é fundamental para todas as atividades do organismo.

O metabolismo é constituído por dois tipos de reações:
  •        Anabolismo: é a síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais, tais como proteínas de membrana, enzimas e hormônios. Essas reações são fundamentais para o desenvolvimento de um organismo e para reparar danos nas células.
  •        Catabolismo: O catabolismo, por sua vez, envolve algumas reações que têm por função degradar substâncias orgânicas para obtenção de ATP, ou seja, para conseguir energia.

Diferente do anabolismo que trabalha para a construção e síntese de compostos orgânicos o catabolismo atua para manter as funções vitais do organismo, aquelas funções que são realizadas automaticamente pelo nosso corpo, como respiração, batimentos cardíacos, controle de temperatura, ação do sistema nervoso.


Resumidamente o anabolismo constrói, transforma o que ingerimos em matéria orgânica, como por exemplo a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.     
          

Já o catabolismo destrói, quebra os elementos do que consumimos para obter energia para nosso corpo funcionar, como por exemplo a quebra de glicose que é transformada em energia.



Agora que entendemos o que é o metabolismo vamos entender a sua relação com o emagrecimento, afinal, quanto mais acelerado ele estiver, maior será seu gasto calórico, e consequentemente você irá emagrecer.

Mas como isso acontece? 

Como vimos anteriormente o metabolismo é constituído por dois processos básicos, o anabolismo e o catabolismo, esses processos são definidos por construções e quebras, em um processo elaborado pelo nosso corpo.
Para acontecer o catabolismo, ou seja, todos os processos involuntários do seu corpo que fazem que você se mantenha vivo é necessária uma quantidade X de calorias, a quantidade X de calorias necessárias para você se manter vivo diariamente mantendo todas as suas funções básicas involuntárias é chamado de “Taxa Metabólica Basal”.

Os fatores que constituem a taxa metabólica basal diferem de pessoa para pessoa, o processo de elevação do seu metabolismo, ou sua aceleração ocorre quando você faz com que seu corpo necessite de mais calorias para manter todas as suas funções, ou seja sua taxa metabólica basal seja maior que sua ingestão calórica.

Desta forma o corpo irá utilizar suas reservas de gordura para manter todos os processos do seu corpo, e assim você irá emagrecer.

Da mesma forma que a taxa metabólica basal ajuda na orientação para emagrecimento de peso, também se tem a orientação para o aumento de massa magra, ou seja, do anabolismo.
Para que o anabolismo ocorra é necessário que você consuma mais calorias que o seu corpo necessita para realizar o catabolismo (manter suas funções vitais), lembrando-se que deve levar em consideração a qualidade destas calorias ingeridas, para que não ocorra o efeito contrário ao ganho de massa magra, e sim o aumento de gordura.

Além disso existem alguns fatores que afetam o metabolismo. Assim como sua relação com o emagrecimento ou aumento de peso, entre eles temos:

  • Idade: À medida que envelhecemos perdemos massa muscular e a substituímos parcialmente por gordura, o que significa que nosso corpo passa a gastar menos energia e o consumo de calorias deve ser menor com o passar dos anos.
  • Composição corporal: Músculos gastam mais energia do que o tecido adiposo. Pessoas com alta taxa de gordura corporal têm um metabolismo mais lento do que aquelas com maior porcentual de massa magra.
  • Atividade física: Mesmo quem não faz exercícios ainda gasta calorias com atividades diárias como tomar banho, subir e descer escadas, sentar e levantar, caminhar, etc.
  • Efeito térmico de alimentos: Assim como o computador precisa ir à tomada para poder processar informação, nós também precisamos gastar energia para poder assimilar todos os nutrientes contidos nos alimentos. Para cada 100 calorias que comemos nosso corpo gasta outras 10 para processá-la. Pode parecer pouco, mas são esses pequenos gastos calóricos diários que compõem os outros 30% de energia além do que o corpo necessita para suas funções básicas.
  • Dieta: Reduzir drasticamente o consumo de calorias para acelerar a perda de peso pode ter um efeito contrário ao desejado, já que o metabolismo diminui à medida que a quantidade de nutrientes que chega até o sistema digestivo fica menor. Dietas radicais podem desacelerar o metabolismo em até 30%.
  • Sexo: Como os homens geralmente apresentam um volume de tecido muscular maior que as mulheres, a taxa metabólica masculina costuma ser significativamente mais alta.
Se você gostou desta publicação, meu muito obrigado!!!
O objetivo do Ciência e Dieta é trazer conteúdo de qualidade e informar a todos sobre o correto emagrecimento sempre de uma maneira saudável.

PESSOAL
Meu parceiro do Projeto Fit 60D está com uma promoção excelente para quem deseja emagrecer com saúde, sem fórmulas mágicas, ou promessas vazias. 
Acesse o link abaixo e veja como funciona:

Atenciosamente
Engº André Felipe

Me siga no instagram: @dieta_ciencia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFO 04: Taxa Metabólica Basal: O que é?

INFO 39: Tapioca é saudável?

INFO 11: Os efeitos do açúcar refinado no corpo humano.