INFO 02: Jejum, inimigo ou aliado?

Existem diversos debates que discutem sobre a necessidade ou não do jejum em uma dieta, assim como diversos debate sobre sua validade, se faz ou não bem a saúde.

Não obstante a isso, existe quase que uma relação de espiritualidade com o jejum, sendo diversas as religiões que pregam como forma de desintoxicação, limpeza do corpo e da alma.

Mas realmente o jejum traz resultados? Os seus benefícios são maiores que seus riscos?


Isso vem sendo um debate dá medicina, enquanto alguns estudos e pesquisas dizem que o jejum promove melhorias ao corpo, aumento da imunidade, redução de doenças cardiovasculares e até mesmo aumento da expectativa de vida, outros estudos confirmados garantem que o corpo sem nutrientes entra em colapso, justamente pelo processo de metabolismo e suas duas atividades (catabolismo e anabolismo).

Entre os males confirmados pela ciência, a prática de jejum pode causar os seguintes problemas:

  • Hipoglicemia: Vários estudos apontam que jejuns com duração de mais de uma semana diminuem a taxa de glicose no sangue, causando a hipoglicemia, o que pode causar tonturas, desmaios e até convulsões.
  • Menos elementos essenciais para o funcionamento do seu corpo: Sendo que a privação do consumo de calorias causa na maioria das vezes a privação do consumo de elementos essenciais para o nosso corpo (ferro, zinco, cálcio, fósforo, entre outros), causando diversos problemas em relação a isso, funções básicas como funcionamento do coração e órgãos vitais são extremamente prejudicadas por essa prática;
  • Círculo vicioso: Fazer jejum não trabalha na causa raiz do problema do excesso de peso, causando efeitos indesejáveis como o efeito sanfona, visto que o processo de privação de alimentos, seguido pelo consumo desregrado não é eficiente a quantidade perdida de peso é logo preenchida pelo consumo de alimentos;
  • Baixa no metabolismo: Conforme o corpo verifica a falta de alimentos e nutrientes ingeridos pelo corpo, o mesmo como forma de proteção baixa o seu metabolismo para conservar nutrientes para processo de catabolismo (quebra de moléculas para obtenção de energia para funções básicas do corpo).

Resumindo, conforme os dados apontados o jejum não é uma boa alternativa para quem está de dieta e buscando emagrecer, visto que seus malefícios são maiores que os benefícios que podem proporcionar, um processo correto de emagrecimento busca a alimentação correta, nos horários corretos, verifica o quanto se consome, esta é a melhor maneira de emagrecer, pois se atua no problema, na sua causa raiz, muda-se o seu padrão de alimentação e visão de o que é bom e o que não é.

Se você gostou desta publicação, meu muito obrigado!!!
O objetivo do Ciência e Dieta é trazer conteúdo de qualidade e informar a todos sobre o correto emagrecimento sempre de uma maneira saudável.

PESSOAL
Meu parceiro do Projeto Fit 60D está com uma promoção excelente para quem deseja emagrecer com saúde, sem fórmulas mágicas, ou promessas vazias. 
Acesse o link abaixo e veja como funciona:

Atenciosamente
Engº André Felipe

Me siga no instagram: @dieta_ciencia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFO 04: Taxa Metabólica Basal: O que é?

INFO 39: Tapioca é saudável?

INFO 11: Os efeitos do açúcar refinado no corpo humano.