INFO 07: Macronutrientes - Gorduras
As gorduras são chamadas de lipídios e, junto aos carboidratos e proteínas, formam os macronutrientes da dieta.
Todos os nutrientes ingeridos em excesso, proteínas e carboidratos, que não são convertidos em caloria pelo processo metabólico são armazenados no organismo como gordura, formando o tecido adiposo.
Todos os nutrientes ingeridos em excesso, proteínas e carboidratos, que não são convertidos em caloria pelo processo metabólico são armazenados no organismo como gordura, formando o tecido adiposo.
As gorduras são importantes para todos os organismos pelo fato de poder economizar energia e os organismos utilizam as gorduras com diferentes fins. Eles servem como produção de energia, proteção dos animais contra o frio, suporte e proteção dos órgãos, além da capacidade de fazer flutuar alguns animais na água.
As gorduras podem ser classificadas em 3 tipos:
- Simples: São triglicerídeos que quando metabolizados originam ácidos graxos e glicerol;
- Compostos: São combinações de triglicerídeos com outros elementos, como fósforo, nitrogênio e enxofre;
- Derivados: São triglicerídeos que quando metabolizados originam os ácidos graxos saturados e insaturados, o glicerol e os esteróis.
A metabolização destas gorduras produz ácidos graxos que nada mais são do que a decomposição destas gorduras e sua utilização pelo corpo humano no processo catabólico e anabólico, esses ácidos graxos produzidos são classificados da seguinte forma:
- Saturado: Presentes em carnes gordas, banha, manteiga, palma, cacau, laticínios, coco, etc. Deve ser limitada a menos de 10% do total de ingestão calórica. Aumentam o colesterol total e a LDL.
- Monoinsaturados: Presentes no azeite de oliva, canola, açaí, abacate e frutas oleaginosas (amendoim, castanhas, etc.). Diminui o LDL e o colesterol total.
- Polinsaturados: Presentes nos peixes, óleos vegetais (girassol, soja, milho, canola, açafrão, algodão, gergelim, etc.) e nas frutas oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs, etc.). Diminuem a concentração de colesterol na LDL, possuem efeito antiinflamatório sobre as células vasculares, inibindo a expressão de proteínas endoteliais pró-inflamatórias. São os ácidos graxos essenciais, que o organismo não produz, necessitando serem incorporados na dieta. Têm papel importante no transporte de gorduras e na manutenção da integridade das membranas celulares.
Entre os ácidos graxos polinsaturados podemos destacar o ácido alfa-linolênico e o ácido linoléico conhecido como Omega 3 e 6, que são de extrema importância para o corpo humano, sendo encontrados em:
- Ômega 6 (ácido Linoléico): Carnes, prímula, girassol, semente de abóbora, milho, cânhamo, soja, gergelim, borage, canola, linhaça, groselha negra, oliva e leite humano. Reduz o colesterol total, LDL e o HDL.
- Ômega 3 (ácido Alfa-Linolênico): Óleo de peixe (salmão, atum, arenque, sardinha, etc.), linhaça, cânhamo, semente de abóbora, groselha negra, gema de ovo, canola e soja. Reduz os triglicerídeos e o colesterol total.
Se você gostou desta publicação, meu muito obrigado!!!
O objetivo do Ciência e Dieta é trazer conteúdo de qualidade e informar a todos sobre o correto emagrecimento sempre de uma maneira saudável.
PESSOAL
Meu parceiro do Projeto Fit 60D está com uma promoção excelente para quem deseja emagrecer com saúde, sem fórmulas mágicas, ou promessas vazias.
Acesse o link abaixo e veja como funciona:
Atenciosamente
Engº André Felipe
Me siga no instagram: @dieta_ciencia
Comentários
Postar um comentário